O Aluno Digital
Atualmente temos um número considerável dos dos nossos alunos que são basicamente analfabetos
tecnológicos funcionais, isto é, eles conhecem as tecnologias que lhes
permitem pesquisar, comunicar-se e publicar, mas não o fazem com proficiência
porque não possuem as competências e habilidades necessárias para tal. Além
disso, as ferramentas que eles conhecem são extremamente simples e eles as
conhecem de forma superficial.
Poderíamos
listar uma enormidade de itens que esses alunos não dominam, mas a lista seria
tão extensa que é mais fácil listar aquilo que eles sabem realmente fazer. - pesquisar
- eles
usam o Google como ferramenta quase exclusiva para pesquisa; pesquisam
usando uma única palavra de busca ou uma frase muito curta; na maioria
das vezes aceitam a primeira indicação feita pelo buscador e retornam como
produtos da pesquisa textos inteiros ou trechos muito grandes que copiam
e colam diretamente, sem analisá-los, resumi-los ou compreendê-los;
- conhecem
poucos sites e blogs que contém material didático ou instrucional
(geralmente procuram por trabalhos prontos) e a maioria do material que
consultam de forma não orientada diz respeito à jogos, humor, violência,
sexo e pornografia;
- gostam
de pesquisar vídeos no YouTube e em outros sites destinados a armazenar
esse tipo de mídia, e buscam mais frequentemente vídeos de conteúdo
humorístico;
- comunicar-se
- os
alunos usam praticamente apenas dois meios de comunicação na Internet: o
Orkut e o MSN; o e-mail é muito pouco usado e menos ainda as listas de
discussão e fóruns;
- a
comunicação se dá quase sempre entre os colegas da turma ou da escola e
gira em torno dos interesses próprios da idade e do grupo;
- a
comunicação representa a maior parte do tempo de uso dos computadores e
da Internet;
- a
linguagem utilizada nas comunicações é a linguagem coloquial, basicamente
oral e simplificada por um sistema de códigos e abreviações que se
difundiu pela Internet nas salas de bate-papo e posteriomente no MSN e no
Orkut;
- publicar
- um
número muito pequeno de alunos possui blogs ou sites pessoais;
- os
blogs são temáticos (sobre jogos, poesia, esportes ou algum outro tema do
interesse do aluno) e alguns têm ainda o formato de “diários pessoais”
que deu origem aos blogs quando eles surgiram;
- imagens
são publicadas preferencialmente no Orkut, são pessoais ou da turma e
referem-se ao cotidiano dos alunos;
- vídeos
procuram retratar o cotidiano e situações que consideram interessantes,
embora sejam muitas vezes vídeos toscos, de mau gosto e ofensivos. Dentre
os temas dos vídeos destacam-se: violência local (brigas), traquinagens
(que eles chamam de “zueira”), situações constrangedoras envolvendo
colegas (e professores) no ambiente cotidiano e registros de festas e
eventos locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário